Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Uber pode substituir linhas de ônibus nos EUA

A ideia é usar os carros dos serviços para ajudar a ampliar o sistema de transporte público

Uber pode substituir linhas de ônibus nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

11:52 - 16/08/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Mobilidade

Algumas cidades e regiões dos Estados Unidos estão fechando parcerias com a Uber e outras empresas semelhantes para substituir algumas de suas linhas de ônibus. As informações são do site Olhar Digital.

A ideia é usar os carros dos serviços para ajudar a ampliar o sistema de transporte público. O condado de Pinellas, na Flórida, removeu sua linha de ônibus menos utilizada dentre as 48 que existiam na região, e usou os gastos referentes à linha para subsidiar viagens de Uber aos passageiros do sistema de transporte público. A parceria tem o objetivo de integrar moradores de regiões distantes ao sistema de transporte público já existente a um custo menor do que o da criação de uma linha de ônibus menor.

Na cidade de Centennial, em Colorado, a prefeitura realizará uma parceria semelhante com a Lyft, empresa concorrent da Uber que só opera nos Estados Unidos. Com a parceria, a prefeitura passará a pagar viagens de Lyft feitas de uma estação de trem até uma região que antes era atendida por uma única linha de ônibus (e no caminho contrário também).

Paralelamente, na cidade de Kansas, a empresa Bridj, que gerencia um aplicativo de ônibus fretados, está estudando outro modelo. Ela cria linhas com base em solicitações de seus usuários, e no começo de 2016 travou uma parceria com a autoridade de trânsito da cidade para comprar 10 linhas de ônibus do aplicativo, estabelecendo e cobrando tarifas.

Campo obrigatório