Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maior aeronave do mundo cai ao realizar segundo teste de voo

Acidente com o Airlander 10, uma mistura de avião e dirigível, aconteceu durante a aterrissagem e não teve feridos

Notícias ao Minuto Brasil

05:25 - 25/08/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Airlander 10

O Airlander 10, maior avião do mundo, caiu durante o seu segundo voo de teste.

A enorme aeronave, apelidada de "The Flying Bum" por causa de sua parte traseira arredondada, caiu quando voltava para aterrissar na base, em Cardington Airfield. O incidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), na Inglaterra, ao final da sua segunda tentativa de voar, informa o Independent.

Seu nome oficial é Martha Gwyn, no entanto, ganhou notoriedade não apenas por causa do seu tamanho, mas pela forma curiosa da sua parte de trás.

"Nós prestamos esclarecimento após o segundo vôo de teste ocorrido nesta manhã", disse um porta-voz da HAV, fabricante da aeronave.

"Todos os tripulantes estão seguros e bem. Não há feridos", completou.

O avião parece ter apresentado falhas técnicas quando fazia sua voo de volta para o solo. "Uma linha que estava pendurada no avião acabou atingindo um poste a cerca de dois campos de distância", disse uma testemunha. "Então, começou a cair, parecendo um mergulho de nariz, acabando por esmagar sua cabine".

O avião está à venda por 25 milhões de libras (cerca de R$ 105 milhões) e os fabricantes esperam que ele possa ser vendido para uma variedade de usos, como para vigilância, comunicações e entregas.

O Airlander 10 pode transportar uma carga útil de até dez toneladas e é capaz de permanecer no ar por até cinco dias. A empresa espera construir dez deles por ano até 2021.

Campo obrigatório