Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Juno se aproximará de Júpiter à distância mínima neste sábado

Segundo os pesquisadores, oito aparelhos científicos e todas suas câmeras estarão ligados durante esse evento histórico

Juno se aproximará de Júpiter 
à distância mínima neste sábado
Notícias ao Minuto Brasil

16:38 - 26/08/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Pela primeira vez a sonda ligará seus aparelhos científicos para obter imagens de alta resolução do planeta gigante, informa o Laboratório do Movimento Reativo da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço).

"Pela primeira vez chegaremos tão perto de Júpiter desde o dia 4 de julho, quando entrámos na sua órbita", revela Scott Bolton, chefe da missão da sonda Juno.

De acordo com ele, a equipe "já verificou todos os aparelhos da sonda e tem a certeza que tudo está funcionando perfeitamente".

A sonda Juno teve um voo de cinco anos de duração começando sua missão em agosto de 2011. Ainda não foram obtidos dados científicos, mas a NASA pretende iniciar sua recolha no final de agosto.

Por volta das 9h, hora de Brasília, a sonda Juno se aproximará de Júpiter, ficando apenas a 4,2 mil quilômetros das camadas mais altas da atmosfera do planeta. Sua velocidade alcançará 208 mil quilômetros por hora.

Segundo os pesquisadores, oito aparelhos científicos e todas suas câmeras estarão ligados durante esse evento histórico.

Neste final da semana a Juno encaminhará à NASA imagens dos polos de Júpiter que serão publicadas no seu site oficial no início da próxima semana.

Apesar disso, a análise das imagens levará muito mais tempo – os primeiros resultados serão divulgados dentro de alguns meses. Com informações da SputnikBrasil

Campo obrigatório