Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

IPP lança portal com mapa participativo sobre rodas de samba

O site conta também com uma pesquisa sobre o perfil dos profissionais do samba e das rodas

IPP lança portal com mapa 
participativo sobre rodas de samba
Notícias ao Minuto Brasil

19:29 - 29/08/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Rio de Janeiro

O Instituto Pereira Passos (IPP) lançou o Portal da Rede Carioca de Rodas de Samba, um mapa participativo das rodas de samba da cidade, em uma parceria do Instituto Eixo Rio e a Rede Carioca de Rodas de Samba.

O site (http://portalgeo.rio.rj.gov.br/vempraroda/) conta também com uma pesquisa sobre o perfil dos profissionais do samba e das rodas, o que ajudará o instituto a analisar o impacto socioeconômico delas.

A iniciativa integra o compromisso do IPP com a transparência e a qualidade na produção e disseminação de informações sobre o Rio de Janeiro, através do Sistema de Informações Urbanas (SIURB), criado em 2014. Já foram cadrastadas e georreferenciadas 136 rodas de samba até o momento.

"A Rede nasce para fortalecer as rodas de samba em seus potenciais cultural, econômico e político. Diferentemente das escolas de samba e dos blocos, as rodas de samba não são sazonais. Elas acontecem o ano inteiro, alimentando a cultura do samba, um dos principais ativos da cidade. O aplicativo que desenvolvemos ajuda a localizar e dá informações sobre essas rodas. Por ser uma plataforma participativa e aberta, a ideia é que ele sirva como um importante instrumento de produção de informações", explica o geógrafo do IPP João Grand Jr, que, além de responsável pelo trabalho.

Campo obrigatório