Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba quais medidas de segurança adotar para se proteger na internet

Algumas ideias são simples, porém, poucas pessoas lembram de colocá-las em prática

Saiba quais medidas de segurança adotar para se proteger na internet
Notícias ao Minuto Brasil

06:24 - 18/09/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Conselhos

O diretor do FBI, James Comey, aconselhou, nesta semana, que os utilizadores da internet tapassem as câmaras de vídeo dos computadores portáteis para evitar que hackers tenham acesso à sua intimidade.

Porém, esta não é a única solução que pode ser adotada para manter os computadores e a privacidade em segurança.

O jornal espanhol El Confidencial enumerou mais cinco simples tarefas que podem ajudar a manter os hackers longe do seu computador.

- Fazer downloads apenas em sites oficiais

Este conselho é válido tanto para computadores, como para celulares. “As pessoas podem sofrer um ataque ‘ransomware’ no qual os seus dados são roubados para depois lhe ser pedido um resgate pelos mesmos. Existe também o risco de roubarem dados bancários, o que permite aos hackers ter acesso às suas contas”, explicou ao jornal David Barroso, especialista em segurança na internet.

- Desconfiar sempre

Muitas vezes os utilizadores são levados a abrir um e-mail com conteúdo perigoso, a abrir um link malicioso ou a dar informação pessoal. Estas ações acabam por se revelar problemáticas.

- Atualizar o software

As atualizações de software, seja de um sistema operativo ou de um programa, são sempre bem-vindas, pois incluem novas formas de evitar ataques de hackers.

- Deixar menos pistas

É impossível não deixar rastro na internet, mas é possível diminui-lo, o que dificulta a vida aos piratas informáticos. Por exemplo, é possível navegar na internet num separador incógnito, que torna o computador muito menos vulnerável a ataques ou até mesmo a publicidade indesejada.

- Aproveitar a dupla autenticação

Há redes sociais e serviços online que pedem uma dupla autenticação. Isto é, além da password pedem também um código de acesso que é enviado para o telefone do utilizador. Desta forma, mesmo que o hacker tente invadir a sua conta pessoal, não o poderá fazer, uma vez que não terá acesso ao código enviado para o celular, sem o qual não é possível acessar os dados. 

Campo obrigatório