Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Yahoo! confirma roubo de dados de pelo menos 500 milhões de contas

A empresa diz que o ataque foi cometido por um hacker patrocinado por um governo

Yahoo! confirma roubo de dados de pelo menos 500 milhões de contas
Notícias ao Minuto Brasil

17:25 - 22/09/16 por Folhapress

Tech Segurança

O Yahoo! confirmou nesta quinta-feira (22) o vazamento de dados de pelo menos 500 milhões de contas de usuários que foram roubados da rede da empresa por hackers no final de 2014, segundo comunicado divulgado.

A empresa diz que o ataque foi cometido por um hacker patrocinado por um governo. A investigação em curso não encontrou evidências de que o hacker ainda esteja na rede do Yahoo!, que afirmou estar trabalhando em conjunto com as forças da lei para resolver a questão.

Entre as informações vazadas estariam nomes, endereços de e-mail, números de telefones, datas de nascimento, senhas criptografadas e, em alguns casos, perguntas e respostas de segurança encriptadas ou descriptografadas.

A investigação, segundo a empresa, sugere que os dados roubados não incluíam senhas desprotegidas, dados de cartões de crédito ou informações bancárias. O Yahoo! afirma que essas informações não ficam armazenadas no sistema que foi afetado pelo ataque, de acordo com as investigações.

O Yahoo! diz estar notificando usuários potencialmente afetados pelo vazamento para que tomem medidas de forma a aumentar a segurança de suas contas.

Os passos incluem invalidar perguntas e respostas de segurança descriptografadas de forma que não possam ser usadas para acessar uma conta. A empresa também solicitou aos usuários que podem ter sido atingidos para mudar suas senhas, apelo dirigido especialmente àqueles que não mudaram as senhas desde 2014.

A empresa recomenda ainda que os usuários revisem suas contas em busca de atividade suspeita e que mudem as perguntas e respostas de segurança de outras contas e-mail que sejam parecidas com a do Yahoo!.

O Yahoo! pede aos usuários que evitem clicar em links ou baixar anexos de e-mails suspeitos e que tenham cuidado com mensagens que solicitem informações pessoais.

VENDA PARA VERIZON

O anúncio pode ter implicações na operação de venda dos negócios de internet do Yahoo! para a operadora de telecomunicações americana Verizon. O negócio, de US$ 4,83 bilhões, foi anunciado em julho.

A falha na segurança pode trazer problemas aos novos donos do Yahoo!.

O acordo está próximo de ser concluído, mas as companhias não podem ser integradas antes que a venda seja aprovada por agências regulatórias e pelos acionistas do Yahoo!.

O que a Verizon comprou foram os negócios de internet do Yahoo! (na prática, o que está à vista do público: sites, aplicativos etc.). O processo de venda começou no fim do ano passado e tinha como objetivo separar esses negócios das participações que a companhia tem no gigante de comércio eletrônico Alibaba -hoje, grande parte do valor das ações do Yahoo! está relacionada a essa participação em negócios asiáticos, e não na companhia em si.

Assim, o Yahoo! deixa de ser uma companhia operacional, destinando-se apenas a administrar os 15% de participação que tem no Alibaba e os 35,5% que detém no Yahoo! Japan Corp.

Vários grupos de investidores fizeram ofertas pela companhia de internet. E, segundo executivos disseram em conversa com analistas, o lance dado pela Verizon não foi o maior. Entretanto, avaliou-se que a sinergia com a operadora e com a AOL traria mais ganhos no longo prazo.

Nos últimos meses, a Verizon tem buscado ampliar sua oferta de conteúdo digital, principalmente no formato de vídeo e endereçado a celulares. Sob esse ponto de vista, o Yahoo! poderia ampliar a oferta de notícias da operadora.

Atualmente, a Verizon tenta convencer os órgãos reguladores americanos a permitir que use com maior liberdade os dados que recolhe de seus consumidores na internet para vender anúncios direcionados a eles. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório