Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Desligar o roteador prejudica as configurações? Descubra

Alguns modelos mais básicos podem sofrer modificação nas configurações ao serem retirados da tomada, mas é muito pouco provável

Desligar o roteador prejudica as configurações? Descubra
Notícias ao Minuto Brasil

18:41 - 24/09/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Dúvida

Muita gente desliga o roteador/modem para economizar energia quando o aparelho não está em uso. Mas a pergunta que muitos usuários tem em mente: isso pode prejudicar as configurações?

Manter o roteador ligado é uma questão de praticidade para ter internet sempre que precisar e é muito mais cômodo do que chegar em casa e ainda ter que ligar o modem.

De acordo com o Tech Tudo, a maioria dos roteadores, ao serem desligados, demoram um tempo para sincronizar o sinal e estar apto para o uso. Esses minutos offline podem fazer a diferença.

Além disso, desligá-lo pode prevenir que sofra com picos de luz e assim queime ou sofra com algum dano durante uma tempestade de madrugada, por exemplo. Alguns modelos mais básicos podem sofrer modificação nas configurações ao serem retirados da tomada, mas é muito pouco provável.

A maioria dos roteadores contam com uma memória interna justamente para isso: quando for religado, a última configuração será ativada. Ou seja, é muito difícil um roteador dar problemas de configuração ao ser desligado.

Campo obrigatório