Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

DNA aponta que vários europeus vieram do 'homem do gelo'

Cientistas calculam que, mesmo depois de mais de 200 gerações, 19 homens do Tirol pertencia ao mesmo subgrupo genético que Ötzi

DNA aponta que vários europeus 
vieram do 'homem do gelo'
Notícias ao Minuto Brasil

07:14 - 25/09/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Descoberta

Análise de genoma mostra que pelo menos 1 milhão de pessoas na Europa são parentes de Ötzi, múmia de quase 5.300 anos encontrada nos Alpes, há 25 anos. A múmia conhecida como "homem do gelo", foi encontrada numa geleira entre a Áustria e a Itália.

De acordo com a agência de notícias DW, Cientistas calculam que, mesmo depois de mais de 200 gerações, 19 homens do Tirol pertencia ao mesmo subgrupo genético que Ötzi.

O sequenciamento do genoma permitiu elevar muito o conhecimento sobre Ötzi, incluindo o desenvolvimento populacional. Segundo os especialistas, a linha genética materna de Ötzi não se encontra mais na Europa, mas a paterna, sim. No entanto, com uma frequência relativamente baixa, de 0,1% a 0,001%.

Um dos parentes distantes de Ötzi é o suíço Simon Gerber. Ele queria realizar uma pesquisa genealógica e enviou seu material genético para análise. O resultado mostrou que há muitas similaridades do DNA dele com o de Ötzi. Uma característica comum é que Gerber é intolerante à lactose, como também Ötzi, 5.300 anos atrás.

Campo obrigatório