Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sonar ajuda a encontrar barco que desapareceu em 1846

O barco foi encontrado graças a um aparelho especial que determina distância por som

Notícias ao Minuto Brasil

15:34 - 27/09/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Relíquia

O governo do Canadá confirmou a notícia recente sobre o achado do Terror, o segundo barco da expedição britânica, comandada por John Franklin, que desapareceu em 1846 durante exploração do Ártico.

Segundo a agência federal Parcs Canada, citada pelo site Global News, os arqueólogos confirmaram descobrimento do navio Terror por uma equipe de cientistas da fundação Arctic Research Foundation, no início deste mês.

O barco foi encontrado graças a um aparelho especial que determina distância por som – o sonar. O veículo estava a uma profundidade de 24 metros, em uma cratera submarina na costa da Ilha do Rei Guilherme, a oeste do assentamento de Gjoa Haven, no Canadá. Para detectar o barco, foi necessário realizar quatro imersões "em condições meteorológicas adversas e visibilidade limitada".

Os restos do primeiro navio da mesma expedição, o H.M.S. Erebus, foram achados antes, em 2014, a 50 quilômetros a sul do local onde o Terror foi encontrado.

Os dois barcos do explorador John Franklin, o Terror e H.M.S. Erebus, afundaram no Ártico após ficarem presos no gelo durante um ano e meio. 129 tripulantes abandonaram os navios, mas ninguém sobreviveu.

A expedição saiu da Inglaterra em 19 de maio de 1845 na tentativa de encontrar a Passagem do Noroeste, via marítima que permite alcançar a Ásia através do Ártico.

As embarcações da expedição possuíam camarotes com sistema de aquecimento, biblioteca com muitos romances de Charles Dickens e reservas de comida suficientes para três anos. Os dois barcos têm sido alvos desejados de busca entre arqueólogos e serviram de inspiração para canções, poemas e romances. Embora os restos do Terror pertençam ao governo britânico, está sendo negociada a transferência de propriedade para as autoridades canadenses. (SputnikBrasil)

Campo obrigatório