Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cinco anos após morte de Jobs, Apple sofre com a falta de ideias

Apesar disso, Apple é atualmente a maior empresa em valor de mercado no mundo e uma das mais influentes

Cinco anos após morte de Jobs, Apple sofre 
com a falta de ideias
Notícias ao Minuto Brasil

09:10 - 05/10/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Liderança

Há cinco anos, o gênio visionário da Apple, Steve Jobs, morria de parada respiratória em decorrência de um câncer de pâncreas. Ao longo dos seus 56 anos vividos, o norte-americano revolucionou a tecnologia, mas, sem sua liderança atualmente, a Apple sofre com a falta de ideias promissoras. A Apple é atualmente a maior empresa em valor de mercado no mundo e uma das mais influentes. No ano passado, o lucro líquido da companhia foi de US$ 53 bilhões, o valor mais alto entre as principais potências da alta tecnologia, como Facebook, Amazon e Microsoft. No entanto, o crescimento da empresa da "maçã" com sede em Cupertino, na Califórnia, fica cada vez mais lento e enfrenta muitos problemas, entre eles as baixas vendas do iPhone e iPad, por saturação do mercado, e a falta do sucesso do Apple Watch.   

De acordo com especialistas do mercado de tecnologia, a Apple não é mais a mesma de antes, ou, pelo menos, parece que faltam as ideias brilhantes de Jobs, que eram precursoras e mudou a vida de mais de uma geração. Entretanto, a corporação, particularmente na Europa, é questionada por certa arrogância na hora de realizar o pagamento de impostos. A Apple é acusada de tirar proveito de um regime fiscal permissivo na Irlanda, onde tem outra sede da marca.   

Porém, a empresa reagiu furiosamente ao receber uma multa de 13 milhões de euros imposta pela Comissão Europeia.   

Mas, o que todos lembram é o enorme potencial de Jobs. Desde a criação do Macintosh, o primeiro computador pessoal com "mouse", passando pelo iPod e a loja virtual iTunes Store, que mudou a maneira de adquirir música, o iPad e acima de tudo, o iPhone.   

Este último, Jobs substituiu os teclados por telas sensíveis ao toque, dando vida a uma verdadeira revolução. A Apple ainda tenta "inventar o futuro", inclusive o seu novo iPhone 7 abandonou a entrada para fone de ouvido.   

Desde sua morte em 5 de outubro de 2011, aos 56 anos de idade, Jobs inspirou vários livros e filmes, e seu famoso discurso aos graduados da Universidade de Stanford, em 2005, com a famosa frase " Stay hungry, stay foolish" ("Continue faminto, continue tolo", em tradução livre) é repetido como um mantra. Sua memória navega através de redes e também no site da Apple, que tem uma página dedicada a Jobs intitulada "Remembering Steve" ("Recordando Steve") que reúne publicações em tempo real de seus seguidores. Há milhões de pessoas de todo o mundo que compartilham memórias e mensagens. "Uma coisa que todos têm em comum, desde amigos pessoais a colegas e consumidores de produtos da Apple, é a maneira em que foram tocados por sua paixão e criatividade", diz uma publicação na página. (ANSA)

Leia também: Google lança lança o Daydream View, óculos de realidade virtual

Campo obrigatório