Teste criado por brasileiros identifica 416 doenças, inclusive Zika

O método foi desenvolvido por pesquisadores da USP e chega como uma ferramenta para ajudar os hospitais a diagnosticarem possíveis infecções

© Divulgação
Tech método eficaz 20:26 - 19/10/16 POR Notícias Ao Minuto

Um grande número de doenças pode ser diagnosticado de uma só vez, graças a um método eficaz elaborado por cientistas brasileiros na Universidade de São Paulo (USP).

PUB

A plataforma é capaz de verificar se o paciente está infectado com até 416 tipos de vírus, incluindo o da Zika, bastante popular no país nos últimos meses.

De acordo com o Olhar Digital, o método chega como uma ferramenta para ajudar os hospitais a diagnosticarem possíveis infecções, principalmente ligadas a dengue, zika, chikungunya e microcefalia que devem aumentar bastante no verão.

Apesar da eficiência, a má notícia é que, inicialmente, o teste não é nada barato. A previsão é de ele custe US$ 2 mil para testar amostras de apenas oito pacientes.

A pesquisa consiste no uso de uma lâmina de vidro à qual são presas 15 mil sondas que formam uma espécie de microchip. Cada uma dessas sondas conta com 60 nucleotídeos que complementam o genoma dos vírus a serem detectados.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

X