Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ESA não sabe se módulo espacial sobreviveu a pouso em Marte

Manobra não se desenvolveu conforme o previsto, segundo a ESA (Agência Espacial Europeia), que ainda está analisando os dados recebidos

ESA não sabe se módulo espacial 
sobreviveu a pouso em Marte
Notícias ao Minuto Brasil

20:52 - 20/10/16 por Folhapress

Tech Marte

Ainda não é possível dizer se o módulo europeu Schiaparelli "sobreviveu" ao pouso em Marte, ocorrido nesta quarta (20). A manobra não se desenvolveu conforme o previsto, segundo a ESA (Agência Espacial Europeia), que está analisando os dados recebidos para entender o que aconteceu.

Foi a segunda tentativa europeia -após o fracasso, em 2003, do Beagle 2 britânico- de pousar no planeta vermelho. Até hoje, só os EUA realizaram a façanha com sucesso.

O módulo conseguiu enviar informações antes de pousar no planeta vermelho, mas depois interrompeu o contato. Tudo foi normal até a última parte, quando o paraquedas abriu. Mesmo com o silêncio da sonda, o diretor-geral da ESA, Jan Woerner, afirmou que a missão é um sucesso.

"Vamos enviar um comando de reinicialização do transmissor de rádio na próxima passagem da sonda americana MRO", disse Thierry Blancquaert, também da ESA. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório