Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Donos de celulares roubados receberão mensagem de aviso

A solicitação foi feita numa investigação do roubo de mais de cem celulares de uma loja de departamentos na Tijuca

Donos de celulares roubados receberão
 mensagem de aviso
Notícias ao Minuto Brasil

11:29 - 25/10/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Rio

Celulares roubados e furtados do Rio passarão a receber mensagens das empresas de telefonia informando que são frutos de crimes. As mensagens serão enviadas pelas operadoras utilizando o IMEI (número de identificação) do aparelho.

A medida da Polícia Civil do Rio depende de determinação judicial.

De acordo com o Extra, a solicitação foi feita numa investigação do roubo de mais de cem celulares de uma loja de departamentos na Tijuca. O juiz responsável pelo caso, André Ricardo de Franciscis Ramos, da 28ª Vara Criminal, determinou que as operadoras enviassem mensagem por SMS e WhatsApp pedindo a devolução dos telefones na 19ª DP em cinco dias e solicitando que o novo dono comprove a aquisição lícita do aparelho.

“O descumprimento dessa decisão judicial poderá ensejar a responsabilidade do usuário pelo crime de receptação”, diz o comunicado. Os aparelhos que não forem devolvidos serão bloqueados. Cerca de 15 celulares foram recuperados.

De acordo com o delegado Carlos Leba, a intenção é de que tal medida seja adotada por todas as delegacias do estado. Para isso, os delegados terão que fazer a solicitação à Justiça caso a caso.

Leia também: iFood cria delivery de comida de luxo em região nobre de São Paulo

Campo obrigatório