Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nem os Samsungs explosivos salvam Apple de 1ª queda desde 2001

O interesse decrescente no iPhone e o fracasso parcial do Apple Watch condenaram a empresa mais valiosa do mundo a perder receita

Nem os Samsungs explosivos salvam
 Apple de 1ª queda desde 2001
Notícias ao Minuto Brasil

09:58 - 26/10/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Resultado

Os analistas já esperavam um pequeno tropeção, mas os resultados finais da Apple no ano orçamental de 2016 ficaram abaixo até das previsões mais pessimistas, revela o The Verge.

Pela primeira vez desde 2001, a marca criada por Steve Jobs, Ronald Wayne e Steve Wozniak viu as receitas caírem em comparação com o ano anterior, um recuo justificado pelo aparente desinteresse dos consumidores no iPhone.

O smartphone que serve de base para todo o império Apple vendeu 5% menos em 2016. Visto que as primeiras unidades do iPhone 7 apenas chegaram às lojas após o fechamento das contas, não houve salvação possível. 

O iPad vendeu 6% menos unidades, os Mac caíram impressionantes 14% e o Apple Watch voltou a não justificar a aposta da empresa, com vendas muito abaixo do esperado. A divisão de serviços, que inclui o Apple Music, o iCloud e o iTunes, foi a única luz de esperança num ano muito negativo, mas o crescimento de 24% não foi suficiente para contrariar a queda dos restantes produtos.

Numa altura crítica para a Samsung, principal rival no mercado mundial dos smartphones, a Apple não conseguiu ainda aproveitar a oportunidade e está perdendo terreno para concorrentes asiáticas como a Huawei e a Xiaomi.

Leia também: Apple deixa vazar novo visual do MacBook Pro

Campo obrigatório