Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estranha luz cruza céus da Sibéria e divide especialistas; vídeo!

Especialistas ainda não descobriram a possível origem desse estranho fenômeno

Notícias ao Minuto Brasil

11:28 - 31/10/16 por Notícias Ao Minuto

Tech o que será?

Uma estranha luz esverdeada foi vista em 25 de outubro atravessando os céus das regiões russas de Buryatia e Irkutsk. De acordo com o The Siberian Times, os especialistas ainda não descobriram a possível origem desse estranho fenômeno.

Testemunhas, algumas das quais chegaram a registrar o fenômeno em vídeo, relataram semelhança com a queda de um cometa ou meteorito. No entanto, tais hipóteses foram descartadas pela chefe do Observatório Astronômico da Universidade Estatal de Buryatia, Liliya Mironova. “É claro que estamos falando de um objeto feito pelo homem. Em primeiro lugar, [um meteorito] teria batido no chão, teria criado uma onda de choque e todo mundo teria notado. Mas isso não aconteceu” – explicou a especialista.

Já na opinião do diretor do Observatório da Universidade Estatal de Irkutsk, Sergei Yazev, o fenômeno trata, “sem dúvida, de um bólido espacial”.

“Estava queimando na atmosfera, o brilho verde se deve a altas temperaturas. Além disso, o lançamento de um míssil e a aparição deste brilho no céu não coincide com o tempo” – explicou Yazev, que também destacou a hipóteses da queda de um satélite. “Podemos dizer que o tamanho do meteoro era de aproximadamente 50cm” – disse. (SPUTNIK)

Leia também: ETs estão tentando se comunicar com a Terra, dizem astrônomos

Campo obrigatório