Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Casas em Marte: saiba como será a nossa vida por lá em 2037

A casa fica em Valles Marineris, uma vasta cadeia de canyons na região de Tharsis, no equador de Marte

Casas em Marte: 
saiba como será a nossa vida por lá em 2037
Notícias ao Minuto Brasil

05:44 - 10/11/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Planeta vermelho

A nossa casa, a 225 milhões de quilômetros de distância da Terra, já está sendo projetada. Nós, possíveis futuros habitantes do planeta vermelho, poderemos conhecer as casas e o estilo de vida que tem sido pensada para nós em Marte.

A partir do dia 13 de novembro, o canal de televisão National Geographic, apresenta a série MARTE, que mescla ficção com entrevistas reais e dará uma noção de como a vida será no ano de 2037 no planeta vizinho.

Na série, a casa fica em Valles Marineris, uma vasta cadeia de canyons na região de Tharsis, no equador de Marte. A moradia pode até ser de outro planeta, mas o formato é familiar. Trata-se de uma estrutura que lembra um iglu, construída com peças recicladas de naves espaciais e tijolos feitos com solo marciano.

E assim como os esquimós se protegem do frio dentro de suas casas de tigelas invertidas, as casas de Marte serão como bolhas protetoras dos terráqueos que lá habitarão.

Para quem não curte passar muito tempo ao ar livre, o planeta ao lado é uma boa pedida. A atmosfera na região é cerca de um centésimo da espessura da atmosfera terrestre, isso significa que Marte é muito mais exposto à radiação solar que a Terra. Por isso, as pessoas que decidirem passar uma temporada por lá ou se mudar de vez precisam de proteção permanente do sol.

Para garantir que raios cósmicos (alguns conseguem ultrapassar até dois metros de aço) não invadam as casas, as paredes terão 3 metros de espessura e a maioria dos edifícios serão interligados por túneis subterrâneos. Além de não terem janelas, as entradas serão pressurizadas para evitar que o ar de fora entre no QG dos terráqueos.

De acordo com a publicação da Super Interessante, em setembro deste ano, o bilionário Elon Musk apresentou uma proposta da sua empresa SpaceX para colonizar o planeta vermelho. O empreendedor planeja enviar 80 mil pessoas para Marte até 2050.

Leia também: Stephen Hawking: 'parem de procurar aliens'

Campo obrigatório