Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Projeto de Stephen Hawking continua em busca de ETs

Astrônomos encontraram planeta propício a ter vida

Projeto de Stephen Hawking continua 
em busca de ETs
Notícias ao Minuto Brasil

09:32 - 12/11/16 por Notícias Ao Minuto

Tech extraterrestres

A maior iniciativa em busca de vida extraterrestre começa a dar seus primeiros passos na Austrália.   

O projeto, intitulado "Breakthrough Initiatives" ("Iniciativa Inovadoras", em tradução livre), revelou as primeiras observações de um planeta parecido com a Terra e propenso a ter vida. Trata-se de um astro que orbita a estrela Proxima Centauri, a mais próxima ao Sol, na constelação Centauro. O planeta Proxima b - ou como os astrônomos o apelidaram, Exo-Earth (Exo Terra) - apresenta características propícias para o desenvolvimento de vida. As observações foram feitas pelo telescópio Parkes, localizado na Austrália. Mas esse é só o primeiro passo da iniciativa.

O objetivo do projeto, estimado em US$ 100 milhões e criado pelo físico Stephen Hawking, com colaboração do russo Yuri Milner, é essencialmente achar extraterrestres. Para isso, os astrônomos estão fazendo um mapeamento detalhado das estrelas e planetas mais próximos ao nosso sistema solar.   

"O Planeta b está a uma distância pequena da Terra - menos de 4,5 anos-luz -, é altamente improvável a existência de outra vida inteligente nesse curto espaço", observa Giancarlo Gente, engenheiro aeroespacial do Politécnico de Turim e único italiano envolvido no projeto.   

"Todavia, a proximidade do sistema Alpha Centauri e suas estrelas com a Terra as tornam ideais para hipotéticas viagens interestelares. Por isso, vale a pena estudá-las", completou Gente. (ANSA)

Leia também: Três novos membros serão lançados dia 17 para a Estação Espacial

Campo obrigatório