Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Classificação mundial da Internet no Brasil cai, diz relatório

País obteve 32 pontos, dos cem possíveis, sendo o 18º da lista de 65 nações

Classificação mundial da Internet 
no Brasil cai, diz relatório
Notícias ao Minuto Brasil

18:15 - 20/11/16 por Notícias Ao Minuto

Tech 'parcialmente livre'

A classificação da internet no Brasil caiu três pontos, passando a ser considerada "parcialmente livre". O estudo foi realizado pela Freedom on the Net, da organização independente Freedom House, e divulgado na última terça-feira (15).

Junto com a Colômbia, o Brasil obteve 32 pontos, dos cem possíveis, sendo o 18º da lista de 65 nações.

De acordo com matéria da Exame, o status de internet "livre" foi perdido devido a um conjunto de motivos. Alguns deles seriam os bloqueios judiciais do WhatsApp, a tentativa das operadoras de implantar franquias na banda larga fixa e o “PL espião”, que pretendia alterar o Marco Civil da Internet.

No entanto, o principal motivo para a alteração do status foi o bloqueio do Messenger, do Facebook, que ocorreu após a empresa não cooperar em investigações criminais.

Projetos de leis que restringiriam o anonimato dos usuários também influenciaram na avaliação, além da má distribuição da infraestrutura, dos preços altos e do assassinato de dois blogueiros maranhenses que investigavam e criticavam casos locais de corrupção e a coerção de jornalistas.

Mesmo assim, o relatório elogiou o Marco Civil da Internet, chamando-o de “uma das legislações mais progressivas e abrangentes em direitos digitais”.

Leia mais: Empreendedorismo tecnológico brasileiro aposta no agronegócio

Campo obrigatório