Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como são detectados os terremotos?

Embora pareça confuso, o objetivo do aparelho que mede os tremores é não tremer quando o chão treme

Como são detectados os terremotos?
Notícias ao Minuto Brasil

21:48 - 21/11/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Tremor

Hoje um tremor de 6.9 de magnitude foi detectado no Japão e causou pânico na população por conta de uma possibilidade de tsunami. Mas você sabe como os tremores são detectados?

Os aparelhos que medem os terremotos são chamados de sismógrafos. Ele consegue consegue detectar o movimento do chão no momento em que acontece o tremor de terra.

Eles geralmente ficam em lugares calmos. Como você já deve ter percebido, por muitas vezes caminhões podem fazer tremer um prédio. O sismógrafo é geralmente preso à uma rocha, em lugares tranquilos, para não ser influenciado por esse "falso" tremor.

Embora pareça confuso, o objetivo do aparelho é não tremer quando o chão treme. Por isso ele precisa ser bem instalado.

Alguns destes aparelhos funcionam tão bem que, no Japão, por exemplo, o sistema de trens-bala é desligado segundos antes de terremoto, já que o terremoto consegue ser previsto pelo sismógrafo. Isso aconteceu no de 2011, um dos piores da história do país.

COMO ELE FUNCIONA?

Existe um sensor que é na verdade uma bobina que envolve um ímã pendurado numa mola. Toda vez há um tremor de terra, esse ímã balança e produz na bobina uma corrente elétrica, transmitida por meio de cabos ao sismógrafo. Em alguns modelos há uma "caneta", que é acionada pelos impulsos elétricos. Ela então se move sobre um cilindro de papel criando os sismogramas, que são os que medem os tremores.

ESCALA RICHTER

Ela é uma escala logarítimica. Seus números medem fatores de 10. Isso significa que: um tremor de 5.0 é então 10 vezes maior que um de 4.0. Com ela é possível definir tremores indetectáveis pelos humanos, como os abaixo de 2.0, por exemplo.

A escala de magnitude local foi desenvolvida em 1935 por Charles Francis Richter com a colaboração de Beno Gutenberg, ambos investigadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (California Institute of Technology ou Caltech).

Leia também: Tremor de 6.9 é registrado no Japão; há alerta de tsunami

Campo obrigatório