Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Agência espacial explica causas da destruição de sonda em Marte

Um erro da unidade de mediação inercial (IMU) pode ter sido a causa do acidente da sonda Schiaparelli EDM no mês passado

Agência espacial explica causas da destruição
de sonda em Marte
Notícias ao Minuto Brasil

21:53 - 26/11/16 por Notícias Ao Minuto

Tech ExoMars 2016

A Agência Espacial Europeia (ESA) encontrou uma possível explicação do acidente da sonda Schiaparelli EDM no mês passado.

Um erro da unidade de mediação inercial (IMU) pode ter sido a causa do acidente da sonda Schiaparelli EDM no mês passado, disse a agência ESA no seu comunicado na quarta-feira.

Quando foi inserida no sistema de navegação, a informação errada gerou uma altitude estimada negativa ou seja, abaixo do nível do solo.

Isto, por sua vez, desencadeou uma liberação prematura do paraquedas, o disparo dos propulsores de frenagem e, finalmente, a ativação dos sistemas terrestres, como se a Schiaparelli já tivesse pousado", diz o comunicado.

Na realidade, a sonda ainda estava à altitude de 3,7 quilômetros, conforme a declaração. É também indicado que esta conclusão da investigação técnica e o quadro completo do sucedido serão apresentados pela ESA no início de 2017.

Em 21 de outubro, imagens publicadas pela NASA revelaram que a sonda EDM da missão do programa ExoMars 2016, uma parceria entre a Agência Espacial Europeia e a congénere russa Roscosmos, havia colapsado e explodido durante seu pouso no Planeta Vermelho.

O objetivo principal do programa ExoMars — 2016 é provar a existência de metano na atmosfera do planeta, o que pode confirmar a existência de vida em Marte.

Com informações do Sputnik Brasil.

Leia também: Saiba quais as 10 músicas mais procuradas pelos brasileiros em 2016

Campo obrigatório