Meteorologia

  • 20 SETEMBRO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Especialista faz alerta sobre inteligência artificial: ‘Perigo imenso’

Professor da USP especialista em economia compartilhada diz que avanço desse tipo de tecnologia é tão perigoso quanto o aquecimento global

Especialista faz alerta sobre inteligência
artificial: ‘Perigo imenso’
Notícias ao Minuto Brasil

17:18 - 27/11/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Avanços

O professor e especialista em economia compartilhada Ricardo Abramovay, da FEA-USP, fez um alerta sobre o avanço da inteligência artificial, que é acompanhada e está nos planos de empresas como a Google, Microsoft, Airbnb e Uber.  

Em entrevista ao jornal O Globo, Abramovay disse que a IA é tão preocupante quanto o aquecimento global.

“Todas essas empresas de internet estão preparando a chegada da inteligência artificial, e isso vai ser muito rápido. Isso pode ser tão perigoso quanto as mudanças climáticas. No caso delas, porém, há pelo menos uma organização internacional que está olhando isso. No da IA, é cada um por si. O perigo que temos diante disso é imenso, e não se trata apenas de uma questão de governo. Deve ir muito além”, contou o especialista.

O professor acredita que com a inteligência artificial, os seres humanos perderão cada vez mais espaços para as máquinas, que não terão qualquer controle. Para ele, o avanço desta tecnologia vai impactar a economia e o emprego.

“É uma sociedade que vai viver sem emprego? E aí, vamos ter que estabelecer renda mínima? Eu acho que sim. Nos EUA, o tema deixou de ser discutido apenas liberais ortodoxos, como o (economista) Milton Friedman, ou pela esquerda. Se não nos articularmos na luta contra a desigualdade nesse contexto, o resultado será trágico. Viveremos um paradoxo: uma sociedade com amplo potencial produtivo mas sem um mecanismo de distribuição que vá além da distribuição de renda tradicional”, afirmou Abramovay.

Leia também: Japão quer desenvolver o supercomputador mais rápido do mundo

Campo obrigatório