Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas criam 'gelo quente' a 100°Celsius

Água se solidificou quando normalmente estaria em ebulição

Cientistas criam 'gelo quente' a 100°Celsius
Notícias ao Minuto Brasil

21:44 - 29/11/16 por Notícias Ao Minuto

Tech MIT

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) alteraram as propriedade de ebulição e congelamento da água, congelando-a a 100° C, quando ela, teoricamente, deveria estar fervendo.

De acordo com o Olhar Digital, foram usados nanotubos de carbono, com espessura não é muito maior do que algumas moléculas de água. Neles, os cientistas alteraram as propriedades de ebulição e de congelamento da água.

A descoberta mostra que até mesmo materiais familiares e bastante explorados, como a água, podem ter comportamentos fora do comum quando colocados dentro de estruturas de tamanhos manométricos.

Nos testes, a água virou "gelo quente" à temperatura de 105° C, enquanto em condições normais a água entra em ebulição aos 100°C. Os cientistas já esperavam uma mudança de comportamento, mas não a este nível.

Apesar de se passar com o gelo, os cientistas afirmam que não podem usar esta nomenclatura. “Não é necessariamente gelo, é uma fase ‘tipo gelo’”, diz Michael Strano, professor de engenharia química no MIT.

Leia também: Quer ver, em segundos, como a Terra mudou em 32 anos? A Google mostra

Campo obrigatório