Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Analgésicos fortes podem aumentar dor, afirma pesquisa

Alguns estudos pelo mundo tentam entender o que ocorre no corpo para gerar esta reação

Analgésicos fortes podem aumentar dor, afirma pesquisa
Notícias ao Minuto Brasil

18:12 - 04/12/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Você sabia que analgésicos fortes podem fazer a sua dor ficar ainda pior? Alguns estudos pelo mundo tentam entender o que ocorre no corpo para gerar esta reação. "Imagine se todas as medicações para diabéticos aumentassem o açúcar no sangue em vez de diminuir?", questionou Jianren Mao, um pesquisador de dor no Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos.

O que tem deixado cientistas perplexos é a a hiperalgesia induzida por opiáceos, ou seja, uma sensibilidade exagerada à dor em pessoas que tomam drogas derivadas do ópio e cuja função é exatamente amenizar dores. Entre as substâncias, estão morfina, metadona, oxicodona, codeína, heroína, entre outras.

De acordo com a UOL, em um estudo na Austrália em que a pessoa deveria mergulhar a mão em água gelada, um pesquisador deixou seu braço por dois minutos no recipiente. Já pacientes que tomavam metadona (um narcótico do grupo dos opióides) duraram, em média, 15 segundos. Em altas doses, analgésicos à base de ópio ampliam a dor ao mudar os sinais emitidos para o sistema nervoso central.

Segundo o anestesiologista e farmacologista Martin Angst, da Universidade de Stanford, o corpo humano tem a necessidade de sentir dor e ela deve ser preservada. "A natureza não inventou a dor apenas para nos torturar", disse Angst.

LEIA TAMBÉM: Conheça as funções do corpo que continuam após a morte

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório