Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Netflix testa truques de codificação para diminuir consumo de internet

Ao alterar o formato dos vídeos, empresa pretende manter a qualidade dos vídeos, sem consumir tantos dados

Netflix testa truques de codificação para diminuir consumo de internet
Notícias ao Minuto Brasil

20:15 - 05/12/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Streaming

A nova aposta do Netflix é garantir que séries ou os filmes baixados poupem o consumo da internet e não consumam toda a memória do seu telefone. Para isso, tem testado alguns ajustes técnicos para substituir o formato dos vídeos.

Segundo o Uol Tecnologia, a plataforma está testando alguns truques de codificação utilizados pelo Youtube e pelo Google para manter a qualidade dos vídeos, sem consumir tantos dados. Para isso, o Netflix está estudando substituir o tradicional codec H.264/AVC pela codificação VP9. A economia neste formato chega a 36%.

O novo formato é compatível ao Chrome e ao sistema Android, mas não ao iPhone. Por esta razão, a empresa também está codificando vídeos baixados em H.264/AVC (AVCHi-Mobile), uma versão de alto perfil. Neste caso, a economia apresentada nos testes é de 19%.

Lembrando que este ajuste técnico faz parte de uma série de medidas da empresa que visam diminuir o consumo de internet. Na última quinta-feira (1), o Netflix divulgou que vai permitir que os usuários assistam conteúdos offline.

Leia também: Allo: o Chat inteligente do Google chega ao Brasil

Campo obrigatório