Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Supercomputador mais rápido da América Latina está no RJ

Equipamento localizado em Petrópolis pode realizar mais de um quatrilhão de operações por segundo

Supercomputador mais rápido da 
América Latina está no RJ
Notícias ao Minuto Brasil

14:41 - 06/12/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Inovação

O supercomputador Santos Dumont (SDumont), do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), opera 51 projetos científicos e tecnológicos de instituições de pesquisa de todas as regiões do Brasil.

As pesquisas distribuem-se por áreas do conhecimento como astronomia, ciência da computação, ciências agrárias, biológicas, da saúde, dos materiais e sociais, engenharias, física, geociências, matemática, meteorologia e química.

Considerado o supercomputador mais rápido da América Latina, o SDumont chegou ao Brasil em 2015, de navio, e logo ocupou três das seis posições brasileiras no ranking semestral do site Top500, lista das máquinas mais velozes do mundo. A plataforma é petaflópica, ou seja, tem capacidade para realizar mais de um quatrilhão de operações matemáticas por segundo.

O SDumont está acessível desde julho à comunidade científica e tecnológica. Qualquer pesquisador vinculado a uma instituição brasileira, com um problema relevante que demande processamento de alto desempenho, pode submeter propostas para utilizar seus recursos computacionais.

Os projetos devem demonstrar a excelência científica e a relevância da demanda, ao explicitar os aspectos de inovação e o impacto científico esperado, assim como as aplicações práticas resultantes do trabalho.

A supercomputação possibilita avanços em diversas áreas, como aeronáutica, bioinformática, farmacologia, meteorologia, nanotecnologia, petróleo e gás e segurança cibernética. O sistema deve aperfeiçoar, ainda, serviços de alerta de desastres naturais, análise de riscos financeiros, educação, governo eletrônico e saúde.

Em pesquisa básica, as aplicações envolvem a simulação de modelos cosmológicos de expansão do universo e a modelagem de cenários climáticos a serem gerados pelo aquecimento global. As informações são do Portal Brasil.

LEIA TAMBÉM: Telescópio para monitorar lixo espacial será montado em MG

Campo obrigatório