Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Arqueólogos identificam múmia de rainha egípcia Nefertari

Pernas embalsamadas da rainha estão no Museu de Turim, na Itália

Arqueólogos identificam múmia de rainha egípcia Nefertari
Notícias ao Minuto Brasil

15:25 - 06/12/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Descoberta

Um grupo de arqueólogos anunciou nesta terça-feira (6) ter identificado a múmia da rainha egípcia Nefertari. De acordo com os especialistas, estão no Museu Egípcio de Turim, na Itália, as pernas de uma das monarcas mais célebres do Antigo Egito.

O estudo foi realizado por arqueólogos internacionais sob coordenação da Universidade de York, no Reino Unido, e publicado no "Plos One". Nefertari foi esposa de Ramsés II, faraó do Egito, e nasceu aproximadamente 1.290 a.C. Sua morte ocorreu em 1.254 a.C.

Segundo os especialistas, as pernas de Nefertari estão consevados em uma urna. Foram realizados exames químicos, análises antropológicas e datações de carbono para identificar o corpo, cujos indícios apontavam para uma mulher de 40 anos de idade. O material usado para embalsamar as pernas também corresponde aos métodos usados em mumificações.

O corpo tinha sido encontrado em uma tumba no Vale das Rainhas, em 1904, pelo arqueólogo italiano Ernesto Schiaparelli. O local também contava com outros restos mortais que foram enviados para o Museu Egípcio de Turim. No entanto, apenas recentementes foram iniciados estudos para constatar se o corpo pertencia à rainha Nefertari. (ANSA)

LEIA TAMBÉM: Descobertas pinturas pré-históricas às margens do rio São Francisco

Campo obrigatório