Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas fazem buscas pelo gelo mais antigo do mundo

Primeira perfuração no solo está projetada para acontecer até 2020

Cientistas fazem buscas pelo gelo 
mais antigo do mundo
Notícias ao Minuto Brasil

17:05 - 06/12/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Antártida

Um grupo de cientistas internacionais iniciou uma busca na Antártida pela amostra de gelo mais antiga do mundo, com cerca de 1,5 milhão de anos.

De acordo com a revista "Nature", a primeira perfuração no solo está projetada para acontecer até 2020 e pretende estudar as mudanças climáticas ocorridas no Pleistoceno, quando grandes extensões da Terra são cobertas com uma imensa camada de gelo, chamado de glaciação.

O estudo, que permitirá uma elaboração de modelos mais precisos sobre as alterações do clima, é realizado pelo grupo internacional International Partnership in Ice Core Sciences (IPICS) juntamente com pesquisadores europeus e norte-americanos.

O objetivo da perfuração é identificar o local do gelo mais antigo em um prazo de dois anos. O primeiro a encontrar a região será o projeto "Rapid Access Isotope Drill" (Raid), coordenado pelo climatologista Robert Mulvaney, da Organização British Antarctic Survey, que trabalhará durante sete dias, chegando a alcançar 600 metros de profundidade. O intuito é recolher fragmentos, medir a temperatura do gelo e calcular sua idade no fundo. O lugar a ser perfurado é chamado de "Little Dome C" e se encontra a 40 quilômetros de Dome C, no Planalto Antártico, onde em 2003 o projeto europeu EPICA encontrou uma amostra de gelo de cerca de 800 mil anos.

Em 2017, a perfuração liderada pelo cientista Jerome Chappellaz, da Universidade francesa Joseph Fourier de Grenoble, visa atingir uma profundidade de mais de três quilômetros em uma única vez. Já o grupo norte-americano dirigido pelo climatologista Jeffrey Severinghaus, do Instituto californiano Scripps, prevê a realização de sondagens próximas a estação McMurdo, base cientifica dos Estados Unidos. (ANSA)

LEIA TAMBÉM: Arqueólogos identificam múmia de rainha egípcia Nefertari

Campo obrigatório