Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Golpe: dados do cartão de crédito são descobertos em 6 segundos

Pesquisadores do Reino Unido descobriram brecha na segurança dos cartões Visa

Golpe: dados do cartão de crédito são 
descobertos em 6 segundos
Notícias ao Minuto Brasil

22:34 - 06/12/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Segurança

Uma brecha de segurança nos sistemas de pagamento da Visa foi descoberta por Pesquisadores da Escola de Ciência da Computação da Universidade de Newcastle, no Reino Unido. O estudo revela que, com esta falha, é possível descobrir dados de cartões de crédito em apenas 6 segundos.

Na verdade, a brecha é formada por duas falhas combinadas. A primeira, é que os sistemas não detectam múltiplos requerimentos inválidos realizados por diferentes sites. Cada página pode fazer entre dez e vinte tentativas antes do sistema de pagamento bloquear. 

Segundo o Olhar Digital, a segunda fraqueza é que toda vez que uma compra é realizada, o sistema exige uma informação nova do comprador. Ou seja, uma hora é pedido a data de validade do cartão, em outra, o código de segurança (CVV). Desta forma, as peças se juntam como um quebra-cabeça.

O experimento revela que este processo de decifração é simples, pois cartões de crédito não utilizam sistemas numéricos complexos. Como o código de segurança (CVV) é formado por três números, é possível descobrir a combinação correta com mil tentativas.

Com estas falhas combinadas, bastam 6 segundos para que os dados sejam descobertos. O coautor do estudo, Martin Emms, disse que não há nada que possa impedir um golpe deste tipo. “A única forma certa de não ser hackeado é manter seu dinheiro no colchão e isso não é algo que eu recomendaria”, disse.

Leia também: Adeus, Windows! Rússia cria seu próprio sistema operacional

Campo obrigatório