Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Engenhoca gigante acende árvore de natal em vídeo incrível

Maior Máquina de Rube Goldberg do mundo foi usada em cerimônia na Letônia

Notícias ao Minuto Brasil

08:44 - 09/12/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Rube Goldberg

Para tornar a cerimônia de inauguração das luzes de natal ainda mais emocionante, a cidade de Riga, capital da Letônia, contou com a participação mirabolante da maior máquina de Goldberg já registrada.

Para quem ainda não conhece, as máquinas de Goldberg são engenhocas que executam tarefas muito simples de uma maneira elaborada e visualmente atraente. É a mesma máquina da clássica abertura do programa infantil Rá-Tim-Bum, que passava na TV Cultura.

O nome foi dado em homenagem ao inventor americano Rube Goldberg, que criou diversos dispositivos assim.

Cerca de 400 movimentos mecânicos resultaram na forma mais elaborada já vista para se acender as luzes de uma árvore de natal.O prefeito da cidade, Nils Ušakovs, apertou o botão que deu início ao espetáculo. Após quase dez minutos, a engenhoca finalmente pressionou o botão para acender as luzes, levando o público ao delírio.

Um jurado do Guinness, o livro dos recordes, esteve presente no local e premiou a empresa Scandiweb, responsável por ter criado a maior máquina de Rube Goldberg até o momento.

Os funcionários da empresa, juntamente com voluntários e engenheiros levaram dois meses para criar e testar a engenhoca até ficar pronta. Confira!

Campo obrigatório