Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O espaço está piorando a visão dos astronautas; entenda

A síndrome da deficiência visual afeta 70% dos astronautas da Nasa. O primeiro caso foi registrado em 2005

O espaço está piorando a visão 
dos astronautas; entenda
Notícias ao Minuto Brasil

15:24 - 08/12/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Pesquisa

Um estudo da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, procura explicar a causa de uma síndrome na visão que afeta 70% dos astronautas da Nasa. A chamada síndrome da deficiência visual por pressão intracraniana provoca o achatamento dos globos oculares, o que causa dificuldade em enxergar pontos mais distantes e pode levar a perda da visão. A primeira vez que a Nasa identificou um caso destes foi em 2005.

“A pesquisa fornece, pela primeira vez, evidências quantitativas obtidas de astronautas de curta e longa duração que apontam para o papel primário e direto do líquido cefalorraquidiano nas deformações globais observadas em astronautas com síndrome de deficiência visual”, explica Noam Alperin, um dos pesquisadores.

Os cientistas perceberam que os profissionais que fizeram viagens mais longas tinham mais líquido cefalorraquidiano dentro das cavidades do crânio que prendem os olhos do que os astronautas que ficaram menos tempo no espaço. 

Segundo o Exame, os cientistas apresentaram esta proposta durante uma reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte em Chicago, nos Estados Unidos. O texto ainda vai passar por revisão e ainda os resultados ainda não foram completamente confirmados. No entanto, o estudo é importante para identificar possíveis causas dessa deficiência visual para que os astronautas não sofram danos irreversíveis.

Leia também: NASA cria conta em site de GIFs; confira

Campo obrigatório