Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientista brasileira está entre as dez mais influentes de 2016

Especialista da Fiocruz Pernambuco, Cecilia Turchi encontrou elo entre zika e microcefalia

Cientista brasileira está entre as dez mais influentes de 2016
Notícias ao Minuto Brasil

07:00 - 20/12/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Revista

A brasileira Cecilia Turchi, especialista em doenças infecciosas da Fiocruz Pernambuco, foi considerada uma das cientistas mais importantes do ano pela revista 'Nature devido a sua pesquisa sobre a relação entre o zika vírus e a microcefalia. As informações são da agência EFE.

"Nem no meu pior pesadelo eu imaginei uma epidemia de microcefalia em bebês", afirmou a pesquisadora em entrevista à "Nature", dizendo que o país está em uma emergência de saúde pública com o surto da doença.

Para realizar a pesquisa, Cecilia montou uma equipe com epidemiologistas, especialistas em doenças infecciosas, pediatras, neurologistas e biólogos especializados em reprodução de todo o mundo.

Outros pesquisadores incluídos na lista estudaram assuntos como ondas gravitacionais e inteligência artificial. A pesquisa que permitiu a reprodução assistida com DNA de três pais, feita pelo cientista John Zhang, também foi incluída pela revista.

Na opinião do redator da "Nature" Richard Monastersky, os cientistas que aparecem na lista deste ano forma um "grupo muito diverso", mas todos tiveram um papel fundamental nos principais eventos científicos de 2016.

LEIA TAMBÉM: Conheça a estrela 'gêmea' do Sol que devorou metade de seus planetas

Campo obrigatório