Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia quer criar centro de estudos espaciais juntamente com China

Na região russa de Transbaikal poderá ser criado um centro conjunto russo-chinês na área das pesquisas espaciais

Rússia quer criar centro de estudos espaciais
 juntamente com China
Notícias ao Minuto Brasil

07:05 - 16/01/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Parceria

A nova iniciativa surge no âmbito da implementação do plano integrado de desenvolvimento socioeconómico da região, informou a assessoria de imprensa da região.

Mais cedo foi divulgado que o presidente russo Vladimir Putin, na sequência da iniciativa da governadora da região, Natália Zhdanova, ordenou ao governo federal aprovar o plano acima mencionado até 1 de maio de 2017. O plano abrange o período até 2030. Atualmente o governo da região de Transbaikal trabalha em conjunto com cientistas, empresários e cidadãos na elaboração do documento.

De acordo com a assessoria de imprensa da região, o vice-premiê da região, o ministro do Desenvolvimento Econômico de Transbaikal, Sergei Novichenko, discutiram o plano durante um encontro com representantes da comunidade de especialistas.

Segundo Novichenko, no momento o projeto prévio já existe e foi apresentado em vários encontros de especialistas, inclusive no Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia. O plano prevê duas etapas de desenvolvimento: a primeira, entre anos 2017 e 2021, será dedicada à realização de projetos existentes na região e à criação de bases para o futuro desenvolvimento; a segunda, que durará até 2030, visará o desenvolvimento da economia em Transbaikal.

De acordo com as autoridades, durante as discussões os especialistas debateram também o desenvolvimento da esfera aeroespacial na região. Por exemplo, foi apoiada a ideia de criação de empresas e entidades nesta área para abastecer o cosmódromo Vostochny.

"Mais do que isso, durante o encontro foi expressa a ideia de organização de um centro de cooperação russo-chinês na esfera das pesquisas espaciais", diz-se no comunicado da assessoria de imprensa da região.

Ainda de acordo com a informação divulgada, a região pretende desenvolver as pequenas e médias empresas em outras esferas econômicas. (SputnikBrasil)

Leia também: Cosmonauta russo mostra no Instagram a vida na Estação Espacial

 

Campo obrigatório