Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo satélite supermoderno dos EUA está pronto para vigiar o planeta

Os satélites SBIRS foram concebidos como "uma nova etapa na construção dos satélites da Força Aérea dos EUA

Novo satélite supermoderno dos EUA está pronto para vigiar o planeta
Notícias ao Minuto Brasil

08:40 - 18/01/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Sistema

O novo sistema de infravermelhos espacial (SBIRS, na sigla em inglês) da Força Aérea dos EUA será colocado em órbita nesta quinta-feira (19), anunciou a empresa contratada pela Lockheed Martin em comunicado.

De acordo com o documento, os satélites SBIRS foram concebidos como "uma nova etapa na construção dos satélites da Força Aérea dos EUA, garantindo a vigilância multimissão nas áreas de alerta de mísseis, defesa antimísseis, inteligência técnica e prováveis zonas de combate".

Assim que que o sistema atinja a órbita geostacionária, ou seja, a uns 35 mil quilômetros acima da Terra, ele vai usar sensores e câmeras para detectar trajetórias de eventos de infravermelhos, tais como lançamento de mísseis e outros eventos que provocam o aquecimento de atmosfera, diz-se no relatório.

A constelação dos satélites SBIRS abarca todo o mundo, vigiando vastas áreas e observando escrupulosamente os locais de interesse.

A Lockheed Martin sublinhou que os dados fornecidos pelo SBIRS "podem ser aplicados em uma série de áreas governamentais e civis, inclusive a resposta precoce a calamidades e combate à extinção de incêndios".

Para lançar o SBIRS GEO Flight 3, será usada a foguete Atlas V, que é equipado com o motor RD-180 russo na primeira fase do voo. O próximo lançamento de mais um satélite, o GEO Flight 4, ocorrerá nos finais de 2017. Os aparelhos seguintes — o SBIRS GEO-5 e SBIRS GEO-6 — estão ainda em construção. Com informações do Sputnik Brasil.

LEIA TAMBÉM: Rússia e China constroem juntas estações de monitoramento espacial

Campo obrigatório