Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Telescópio Hubble registra 'primeiro choro' de estrelas

Observatório conseguiu fotos da galáxia NGC 4214, bastante afastada da Terra

Telescópio Hubble registra 'primeiro choro' de estrelas
Notícias ao Minuto Brasil

10:36 - 23/01/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Astrologia

Em uma galáxia muito afastada da Terra, o telescópio Hubble conseguiu registrar um tipo de "vento espacial" que foi chamado de "primeiro choro" de estrelas.

O observatório orbital Hubble conseguiu obter fotos do evento espacial na galáxia NGC 4214, informou o site do telescópio.

Quase todas as grandes galáxias se encontram isoladas do espaço ao seu redor por uma "nuvem" bastante densa e quente de gás incandescente, produzida pelo buraco negro que se encontra em seu centro e que absorve matéria das estrelas e gás interestelar. Mas, nas galáxias pequenas, estes fluxos de gás e pó deixam esses limites e, às vezes, se tornam no assim chamado "vento espacial".

Por outras palavras, é um fluxo de gás expelido para distâncias significativas da galáxia, o que permite ser registrado por meio de um telescópio.

Um dos mais recentes conglomerados de gás deste tipo foi descoberto por cientistas na distância de 30 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Canes Venatici. As observações feitas pelo telescópio Hubble nesta galáxia, NGC 4214, podem provar ou desmentir a teoria de que o vento desta galáxia é formado não por fluxos de gás, mas de estrelas recém-nascidas.

Assim, o fenômeno registrado por Hubble pode não ser vento espacial, mas o "primeiro choro" das estrelas. (Sputnik News Brasil)

LEIA TAMBÉM: Confira os principais eventos de 2017 no espaço

Campo obrigatório