Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Satélite de estudantes de SP tem sinais captados em todo o mundo

Captação de áudio e de frames de telemetria comprova a completa funcionalidade do equipamento, diz ministério

Satélite de estudantes de SP tem sinais 
captados em todo o mundo
Notícias ao Minuto Brasil

21:29 - 31/01/17 por Notícias Ao Minuto

Tech UBATUBASAT

Desenvolvido por estudantes do ensino fundamental de Ubatuba (SP), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) – entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – o UbatubaSat começou as transmissões de telemetria para a Terra. As gravações de áudio já foram recebidas por diversos radioamadores do planeta na frequência de 437.200 MHz. As informações foram publicadas no portal do MCTIC nesta terça-feira (31).

Segundo o coordenador do projeto e professor de matemática da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, Cândido Moura, a primeira informação sobre os sinais do picosatélite foi enviada pelo radioamador norte-americano Drew Glasbrenner, baseado na Flórida. Ele enviou um áudio em que é possível ouvir as mensagens gravadas pelos estudantes e as transmissões em AX 25 com dados de telemetria. O áudio pode ser conferido aqui.

"Além dessa informação, a equipe também recebeu várias notificações de rastreio e recepção de colegas radioamadores pelo mundos, que nos forneceram dados via e-mail com fotos, gráficos, áudio e frames de telemetria", explicou Cândido.

Experimentos

O satélite foi enviado ao espaço levando dois experimentos científicos para serem testados em órbita. Um deles é o gravador com uma mensagem da Escola Tancredo Neves que será transmitida do espaço sideral. O outro é um ensaio do Inpe que vai estudar as bolhas de plasma da atmosfera, fenômeno que compromete a captação de sinais e antenas parabólicas localizadas na linha do Equador.

A captação do rádio em diferentes partes do planeta comprovou o total funcionamento do gravador de voz. A análise dos frames de telemetria, junto ao Inpe, comprovam que os dados da sonda estavam sendo coletados e transmitidos.

LEIA TAMBÉM: Maior telescópio do mundo ajuda em busca por vida extraterrestre

Campo obrigatório