Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Inteligência artificial vence humanos em torneio de poker

Criado por um grupo de pesquisadores norte-americanos da Universidade Carnegie Mellon, o Libratus venceu quatro profissionais

Inteligência artificial vence humanos em torneio de poker
Notícias ao Minuto Brasil

19:36 - 01/02/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Avanços

A inteligência artificial (IA), conhecida como Libratus, conseguiu derrotar pela primeira vez na história os melhores jogadores de poker do mundo.

Criado por um grupo de pesquisadores norte-americanos da Universidade Carnegie Mellon, o Libratus venceu quatro profissionais, Jason Les, Dong Kyu Kim, Daniel McAulay e Jimmy Chou. A disputa aconteceu durante uma maratona de 20 dias no torneio "Texas Holdem sem limites", no Cassino Rivers, nos Estados Unidos.

A inteligência foi desenvolvida justamente para ser capaz de interpretar novas situações e criar estratégias para sair delas. Um jogo de poker envolve diversas situações inesperadas, além do blefe, com isso o sistema consegue funcionar quando a informação é imperfeita ou incerta, e quando não há dados suficiente para chegar a uma conclusão definida.

"Essa é a primeira vez que uma IA foi capaz de vencer os melhores humanos em Texas Holdem. Em termos gerais, isso mostra que a habilidade da IA de raciocínio estratégico sob informações imperfeitas ultrapassou a dos melhores humanos", afirmou Tuomas Sandholm, um dos professores responsáveis pela pesquisa. O sistema não serve apenas para jogar poker, mas também pode ser reprogramado para ser usado em outras áreas como estratégias de segurança militar e planejamento de tratamentos médicos. (ANSA)

Campo obrigatório