Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mark Zuckerberg pode deixar uma das funções no Facebook

Acionistas pedem que empresário deixe a presidência do conselho diretor por ser também CEO

Mark Zuckerberg pode deixar 
uma das funções no Facebook
Notícias ao Minuto Brasil

17:55 - 07/02/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Pressão

Criador do Facebook, Mark Zuckerberg pode perder uma das funções que ocupa na rede social por pressão de investidores. Os acionistas emitiram uma nota, nesta terça-feira (7), na qual alegam que o fato de Zuckerberg acumular as funções de presidente do conselho diretor e CEO é nocivo.

O pedido oficial - motivado pela reforma do ano passado no sistema de ações do Facebook, que dá mais poder a Zuckerberg - é simples e direto: "O CEO também é presidente do conselho diretor do Facebook desde 2012. Nós acreditamos que a mistura desses dois papeis em uma única pessoa enfraquece a administração de uma empresa, o que pode prejudicar os acionistas".

Integrante do conselho e ex-presidente da Intel, Andrew Grove provocou, conforme publicado pelo Jovem Nerd: “A separação dos dois trabalhos mexe com o coração de uma empresa. A empresa é uma tela em branco para o CEO ou o CEO é um funcionário?".

O documento segue questionando: "Se ele (Zuckerberg) é um funcionário, precisa de um chefe e este é o conselho diretor. O presidente administra o conselho. Como o CEO pode ser seu próprio chefe? Na nossa visão, o valor dos investidores aumenta se eles tiverem um conselho diretor independente, que pode fornecer um equilíbrio de poder entre o CEO e o conselho, apoiando uma liderança forte". O CEO do Facebook não se pronunciou.

Leia também: Dia da Internet Segura: 7 dicas para ficar mais protegido no Facebook

Campo obrigatório