Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Netflix e Spotify não terão bloqueio de geolocalização

Acordo deve liberar uso de serviços online na União Europeia

Netflix e Spotify não terão bloqueio de geolocalização
Notícias ao Minuto Brasil

18:43 - 08/02/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Europa

Após negociações, o Parlamento Europeu, os Estados-Membros e a Comissão Europeia vão permitir que os consumidores acessem serviços online como Netflix ou Spotify quando viajarem para outros países do bloco a partir de 2018.   

A maioria do conteúdo online é inacessível quando um assinante visitava o exterior, devido a uma técnica chamada de bloqueio por geolocalização para proteger os direitos autorais. Com essa medida, o cidadão vai poder assisitir filmes, jogos, programas de entretenimento, ouvir música e até jogar games.   

Segundo o vice-presidente da comissão responsável pelo mercado único digital, Andrus Ansip, "qualquer um que contratou um serviço para assistir o seu programa favorito, ouvir música ou assistir a eventos esportivos em casa poderá fazer o mesmo quando viajar na Europa".   

Para evitar a utilização indevida e o uso ilegal das novas possibilidades oferecidas aos usuários, as novas regras irão permitir que os prestadores se adaptem a medidas "razoáveis e proporcionais" para efetuarem adequadamente os controles de privacidade. "O acordo é mais um passo nos esforços da União Europeia para derrubar as barreira no mercado único digital", acrescentou Ansip.   

A decisão de permitir o acesso a assinaturas de serviços online em outros países do bloco acontece após a UE ter aceitado abolir as cobranças pelo serviço de roaming no uso de aparelhos móveis. (ANSA)

Leia também: Gamer é banido por mil dias por "não ligar em ser pedófilo"

Campo obrigatório