Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Material extraterrestre é encontrado no deserto iraniano

Pesquisadores encontraram cerca de 13 quilogramas de matéria de meteorito

Material extraterrestre é encontrado no deserto iraniano
Notícias ao Minuto Brasil

13:42 - 09/02/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Pesquisa

O grupo de geólogos da Universidade Federal dos Urais retornou da expedição de meteorito, realizada no leste do Irã. Os pesquisadores conseguiram encontrar cerca de 13 quilogramas de matéria de meteorito.

Os especialistas sugerem que cerca de 80% do material sejam de origem extraterrestre. Os cientistas russos enviaram uma parte de suas descobertas para os colegas da Universidade de Kerman de Shahid Bahonar, informou em entrevista à Sputnik Persa, Viktor Grokhovsky, membro do Comitê de Meteoritos da Academia de Ciências da Rússia, famoso investigador da Universidade Federal Russa dos Urais:

"O grupo de quatro pessoas — cientistas do laboratório Extra Terra Consortium da Universidade Federal dos Urais — realizou a expedição de teste no Irã. Em geral, a expedição teve sucesso. Com ajuda dos nossos colegas da Universidade iraniana de Kerman, recebemos quantidade suficiente de matéria extraterrestre. Durante a expedição, encontramos aproximadamente 13 quilogramas de amostras, que são consideradas meteoritos", declarou. "Revelou-se que a maioria dos fragmentos faz parte da mesma chuva de meteoritos. Encontramos cerca de 70 fragmentos separados. De 10 a 12 fragmentos pertencem ao mesmo meteorito. Temos que estudá-los e investigá-los no nosso laboratório, os estudantes também vão participar. Trata-se de magistrados em meteorologia. Esperamos que os estudantes iranianos também venham a nossa universidade para participar da investigação da matéria encontrada", afirmou o pequisador.

O professor também apontou que o laboratório científico Extra Terra Consortium da Universidade Federal dos Urais financiou toda a expedição, que recebeu 566 mil rublos (30 mil reais, aproximadamente) para despesas.

""Para determinar a idade da matéria encontrada, o cientista deve levar em consideração quando o fragmento surgiu no espaço, quando se separou do objeto parente e há quanto tempo está na Terra. A experiência mostra que muitas matérias de meteoritos são da mesma idade do nosso Sistema Solar, com cerca de 4,5 bilhões de anos. Os exemplos encontrados no Irã estão bastante oxidados", explicou.

Os planos sobre a expedição tornaram-se conhecidos já em novembro. Naquele momento, os cientistas apontaram que as condições geográficas e climáticas do deserto Lut contribuem para preservação da única matéria de meteoritos. Expedições semelhantes já foram realizadas anteriormente. Um grupo de cientistas encontrou na Antártida 103 amostras de rochas extraterrestres.

A Universidade Federal dos Urais é considerada um dos principais centros russos de estudo de meteoritos. A universidade planeja realizar o primeiro programa de ensino de magistrados em meteorítica. (sputnik)

Leia também: Primeira explosão nuclear ajuda a revelar segredos do nascimento da Lua

Campo obrigatório