Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Eclipse lunar e passagem de cometa poderão ser observados nesta 6ª

Fique por dentro dos fenômenos que vão atrair olhares para o céu na noite desta sexta e início de sábado

Eclipse lunar e passagem de cometa
poderão ser observados nesta 6ª
Notícias ao Minuto Brasil

06:29 - 10/02/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Dois fenômenos astronômicos poderão ser observados na noite desta sexta-feira (10) e madrugada de sábado: um eclipse penumbral da Lua e a passagem do cometa 45P- Honda-Mrkos-Pajdusáková.

Por volta das 20h desta sexta, parte da Lua vai ficar com menos brilho por conta da sombra da Terra. O eclipse lunar será visível em grande parte do leste da América do Sul, leste do Canadá, na Europa, na África e na Ásia ocidental.

"O melhor horário para se observar será às 22hs44m, mas por ser penumbral, é muito difícil de ser notado, pois a alteração do brilho da Lua é muito sutil", conta Sandra dos Anjos, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

Já o cometa 45P / Honda-Mrkos-Pajdusáková deverá passar pela órbita da Terra logo nas primeiras horas deste sábado.

Segundo o UOL, não é preciso se desesperar, pois não se trata de um meteoro prestes a colidir com o planeta. A Nasa afirmou que o cometa deverá passar a uma distância de aproximadamente 12 milhões de quilômetros da Terra.

Quem tiver binóculos e telescópios poderá observar o fenômeno esverdeado, na constelação de Hércules. O cometa 45P só vai voltar a passar pelo planeta no ano de 2022.

Leia também: NASA divulga imagem do polo sul de Júpiter; confira

Campo obrigatório