Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cuidado com alguns apps! Eles podem acabar com os dados móveis

Há certas opções que, quando desativadas, podem ajudar a economizar internet

Cuidado com alguns apps! Eles podem acabar com os dados móveis
Notícias ao Minuto Brasil

15:03 - 10/02/17 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Internet

Gerir dados móveis não é fácil. Praticamente tudo o que existe na internet e nas redes sociais acabam com a quantidade disponível nos planos - antes que o mês termine. Porém, existem alguns aplicativos que consomem mais internet do que se pensa. 

Na lista abaixo, veja pequenos ‘truques’ nas principais redes sociais e apps para não gastar mais internet do que o necessário. 

Facebook

Uma das coisas que mais consome dados no Facebook é o fato dos vídeos começarem a ser reproduzidos automaticamente. Para evitar que o façam, vá ao quarto e último ícone do separador do app e, uma vez nas ‘Definições do app’, vá à área ‘Reprodução Automática’. Lá, poderá escolher se os vídeos são reproduzidos automaticamente apenas quando o smartphone estiver ligado a uma rede Wi-Fi ou se nunca pode ser reproduzido automaticamente.

Twitter

A rede social Twitter é ‘culpada’ do mesmo problema da rival. Os vídeos são reproduzidos automaticamente e ‘comem’ grande parte dos seus dados móveis. Nas ‘Definições’ vá a ‘Dados’ e poderá encontrar a mesma opção que encontra no Facebook.

Instagram

Para lhe mostrar vídeos e fotografias onde quiser o Instagram faz um pré-carregamento desses conteúdos. Para o impedir terá de se dirigir ao seu perfil, dirigir-se ao ícone no canto superior direito (os três pontos) e entrar na área dedicada à ‘Utilização de dados móveis’, onde poderá escolher ‘Utilizar menos dados’.

YouTube

Se quiser realmente poupar dados móveis não use o YouTube. Nunca. Porém, se fizer mesmo muita questão pode impedir que o vídeo seja reproduzido em alta definição. Dentro do aplicativo, vá às ‘Definições’ (acessíveis no ícone do canto superior direito), na aba ‘Geral’ e acesso o ‘Limitar uso dados móveis’. Caso costume carregar vídeos para o app, poderá ir à área de ‘Carregamentos’ e escolher fazê-lo apenas quando ligado a uma rede Wi-Fi.

Spotify

A verdadeira forma de poupar dados através do serviço de streaming de música é tendo a subscrição Premium. Desta forma conseguirá não alterar a qualidade da música e, ainda, baixar álbuns inteiros para que estejam disponíveis em modo offline. Para ter a certeza que não descarrega músicas com os dados ativos deverá ir às ‘Definições’ e desativar a opção de descarregar com dados móveis.

Snapchat

Tal como o Instagram, o Snapchat faz um pré-carregamento de conteúdos para lhe mostrar com mais rapidez. Para o impedir deve ir às ‘Definições’ (arrastando a tela para baixo e apertando o ícone do canto superior direito), entrar na área ‘Gerir preferências’ dentro de ‘Serviços Adicionais’ e ativar o ‘Modo de Viagem’.

Leia também: Justiça deve encarecer serviço de música via streaming no Brasil

Campo obrigatório