Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Youtuber PewDiePie responde a polêmicas: 'sinto muito'

Sueco perdeu contrato com empresa da Disney depois de ser apontado como antissemita

Youtuber PewDiePie responde 
a polêmicas: 'sinto muito'
Notícias ao Minuto Brasil

07:20 - 17/02/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Vídeo

Youtuber mais poderoso do mundo, com mais de 53 milhões de inscritos em um canal que faturou cerca de R$ 50 milhões no ano passado, PewDiePie se pronunciou sobre o cancelamento do contrato com a Disney, após ser apontado como antissemita.

Felix Kjellberg, nome real do youtuber, comentou, em vídeo, as imagens de "caras segurando o cartaz [que dizia 'Morte a todos os judeus']", em um dos materiais que postou. "Eu tenho certeza que vocês viram, está por toda parte. Algumas pessoas amaram o vídeo e muitas pessoas não gostaram. E são basicamente duas gerações de pessoas discutindo se isso é ok ou não. Mas, independentemente disso, eu só quero reiterar que a minha intenção era apenas mostrar quão estúpido o site [Fiverr] era e quão longe você pode ir só pagando US$ 5".

No vídeo, que em 24h tem mais de cinco milhões de visualizações, PewDiePie admite, em inglês, ter errado ao exibir o cartaz: "Sinto muito pelas palavras que eu usei, já que sei que elas ofenderam pessoas e admito que a piada em si foi longe demais. Eu realmente acredito que você pode fazer piada com qualquer coisa, mas também acredito que exista uma maneira certa e outra não tão certa de se fazer isso". O sueco diz que terá este erro em mente "ao seguir em frente".

O fato custou ao youtuber o contrato, assinado em 2012, com a Maker Studios, empresa comprada pela Disney em 2014, que promove o Scare PewDiePie, canal do YouTube Red. O documento dava independência ao YouTuber, mas a companhia afirmou, em comunicado, que "apesar de Kjellberg ter conquistado fãs sendo provocador e irreverente, ele claramente foi longe demais neste caso".

Sobre a acusação feita pelo The Wall Street Journal de que teria ligação com o nazismo (em trecho do vídeo um homem vestido como Jesus segura o cartaz: 'Hitler não fez nada demais'), o YouTuber comentou que as informações foram tiradas de contexto e citou, como ressalta o Jovem Nerd, que já criticou a presença de iconografia nazista em um jogo.

"Mídias tradicionais não gostam de personalidades da internet, pois eles têm medo de nós. Nós temos tanta influência, tanta voz e eu não acho que eles entendam", disse. Segundo a Ansa, no ano passado, PewDiePie teve a conta no Twitter suspensa temporariamente após fazer piadas com o grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Ísis).

Leia também: Youtuber russo se enterra por 24 horas e faz live durante experiência

Campo obrigatório