Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bloco carioca tem músicas de animes, séries e videogame

Marcha Nerd desfilou pelas ruas da Barra da Tijuca

Bloco carioca tem músicas de animes, séries e videogame
Notícias ao Minuto Brasil

19:13 - 26/02/17 por Notícias ao Minuto Brasil

Tech Rio de Janeiro

Um grupo de amigos nerds resolveu, ha cinco anos, criar um bloco de carnaval só para nerds. Hoje (26) eles conseguiram botar o bloco Marcha Nerd na rua – Praça Xavier de Brito, Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro – e tirar nerds e geeks da frente do computador durante a folia.

“Quisemos unir o melhor do mundo geek com o melhor do carnaval. Trouxemos para a rua aquele que ficava isolado durante o carnaval, com direito a cosplay e samba no pé”, explica Vinícius Vieira de Lima, biólogo e doutorando na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que toca caixa no bloco.

Para ele, a música é um hobbie, mas a banda tem sido convidada para tocar em shoppings e eventos particulares. São 22 músicos na banda e bateria, e entre os sucessos que mais empolgam o público estão as músicas dos desenhos animados Cavaleiros do Zodíaco e He-Man, do game Super Mario Bros e da série Game of Thrones, incorporada no ano passado.

O bloco é quase um concurso de cosplay, com muita gente fantasiada. As escolhas mais comuns são por personagens de filmes, desenhos e vídeo games. No intervalo, o grupo convida os que estão com as melhores fantasias para subir ao palco.

A cantora lírica e nerd Flávia Almeida foi de Bangu, na zona oeste, com toda a família caracterizada como personagens dos filmes Star Wars, outro tema frequente entre as fantasias no bloco. Vestida de Padmé, ela diz que tem amigos na banda, mas é a primeira vez que vai ao bloco e confirma o incentivo que a Marcha dá para os nerds saírem de casa.

“É o maior barato, quem é nerd, geek, sempre tem dificuldade de se 'enquadrar' no carnaval. Então, esse bloco ajuda a quem faz parte do 'bloco do Netflix'a  sair de casa para curtir a folia”, diz Flávia, se referindo a quem prefere ficar em casa no carnaval, assistindo séries.

Para ela, ser nerd é uma forma de identidade e de expressão. “Hoje, quem sofria com bulling na escola, como eu, que sempre fui suburbana e estudava música clássica em um lugar onde todo mundo gosta de samba e funk, tem a sua forma de expressão", disse Flávia, acompanhada pelo filho Heitor, de 6 anos, vestido de Anakin. Ele afirmou que gosta de desenho, mas não é nerd, e sim gamer. Com informações da Agência Brasil. 

Leia também: 1,5 milhão de usuários do WhatsApp caem em golpe e perdem dinheiro

Campo obrigatório