• 25 ABRIL 2024

Buracos negros são 100 vezes mais vorazes do que o imaginado

Constatação é de astrônomos que publicaram pesquisa no jornal Nature Astronomy

Buracos negros são 100 vezes mais
vorazes do que o imaginado

13:30 - 28/02/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

Observação de número pequeno de galáxias revelou que os buracos negros maciços quebram as estrelas em partes e engolem seus restos com uma frequência 100 vezes maior do que antes pensada.

Eis o que apontam astrônomos em um artigo do jornal Nature Astronomy.

Segundo eles, enquanto galáxias estão colidindo entre si, a frequência com a qual as estrelas são destruídas por buracos negros cresce drasticamente.

De acordo James Mullaney, pesquisador da Universidade de Sheffield, Reino Unido, tais "acidentes espaciais" causam a formação de número cada vez maior de estrelas nos arredores dos buracos negros enquanto galáxias se unem.

Cientistas sugerem que um buraco negro supermassivo "habita" o centro da maioria das grandes galáxias. Seu peso é milhões ou até bilhões de vezes maior do que o do Sol. Uma parte destes buracos negros é vista quase sempre quando estes engolem gás e pó espaciais em grandes quantidades, chegando a durar meses e até anos o lampejo luminoso, após isso o buraco negro "dorme".

Os cálculos feitos por astrofísicos russos demonstram que os "apetites tímidos" dos buracos negros não podem ser explicados do ponto de vista teórico.(Sputnik News Brasil)