Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ericsson atuará na criação de polo de Internet das Coisas no Brasil

Ministério e empresa firmaram acordo de cooperação; laboratório deve ser instalado em São José dos Campos (SP)

Ericsson atuará na criação de polo de Internet das Coisas no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

06:05 - 01/03/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Inovação

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a empresa Ericsson firmaram parceria para a criação de um Polo de Inovação em Internet das Coisas (IoT) focado em segurança pública.

Uma carta de intenções de cooperação, assinada no último domingo (26) pelo ministro Gilberto Kassab e o presidente da Ericsson Brasil, Sérgio Quiroga, em Barcelona, na Espanha, prevê a participação de empresas, startups, operadoras e universidades na criação do polo em São José dos Campos (SP).

"A parceria nos dará a oportunidade de colher subsídios para fortalecer a segurança pública", afirmou o ministro Gilberto Kassab.

Segundo o secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, o objetivo é promover o uso da Internet das Coisas nas atividades de segurança pública. "Vamos convocar desenvolvedores para criar aplicativos para a área, chamar as universidades para participar desse desenvolvimento e convidar os gestores públicos para conhecer as ferramentas."

Uma solução já existente em São José dos Campos conta com sistema de controle e monitoramento com 500 câmeras, integração de smart software e 205 quilômetros de cabos de fibra óptica. Com a parceria entre o MCTIC e a Ericsson, novas tecnologias devem ser desenvolvidas para aumentar a segurança de cidadãos, empresas e instituições.

O ministro Gilberto Kassab e o secretário Maximiliano Martinhão estão em Barcelona para o Mobile World Congress, evento mundial de tecnologia.

LEIA TAMBÉM: Grupo de jovens brasileiros tenta 'vaquinha' para competir na Nasa

Campo obrigatório