Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Empresa lança anitvírus capaz de detectar 'vírus da CIA'

Ferramenta da McAfee promete fazer varredura na placa-mãe de computadores

Empresa lança anitvírus capaz 
de detectar 'vírus da CIA'
Notícias ao Minuto Brasil

10:59 - 15/03/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Inovação

A empresa de antivírus McAffe, que pertence à Intel Security, lançou uma ferramenta que promete fazer varredura no software presente no chip UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), que fica na placa-mãe dos comutadores.

Este componente é responsável por iniciar o hardware e carregar o sistema operacional. De acordo com o blog Segurança Digital, do G1, um possível programa malicioso instalado no chip não é removido por meio de formatação do disco rígido e reinstalação do sistema operacional. É necessário "reformatar" o próprio software que está no chip, o chamado "firmware".

De acordo com documentos vazados pelo Wikileaks, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) tem interesse em instalar softwares espiões em chips UEFI. Esse tipo de vírus também já seria usado por ao menos uma companhia de segurança, a italiana Hacking Team.

No entanto, a ferramenta não precisa ser usada por usuários como um antivírus, já que esse tipo de ataque segue raro. A empresa recomenda o uso apenas em situação de perícia.

LEIA TAMBÉM: Conheça as qualificações necessárias para ser cosmonauta na Rússia

Campo obrigatório