Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mercado de celulares se recupera no Brasil, mas Apple cai

Dados divulgados nesta semana são da consultoria Counterpoint

Mercado de celulares se recupera 
no Brasil, mas Apple cai
Notícias ao Minuto Brasil

09:32 - 18/03/17 por Folhapress

Tech Negócio

As vendas de celulares no Brasil caíram 16% em 2016, mas, no quarto trimestre, mostraram uma recuperação de 15% em relação ao trimestre anterior.

Os dados são da consultoria Counterpoint, que, na última terça-feira (14), divulgou um estudo sobre o mercado brasileiro de aparelhos de telefonia móvel.

Contrariando a tendência do resto do mundo, onde a Apple é líder de vendas, a gigante de Tim Cook perdeu público no país, caindo de uma participação de 8,3% para apenas 3,8% do mercado no ano passado.

A pesquisa atribui a queda de vendas da Apple ao preço alto dos aparelhos em um momento de crise. 'As fabricantes que ganharam espaço foram as que conseguiram oferecer celulares menos caros', diz a empresa.

A venda de aparelhos com tecnologia LTE (4G) aumentou em 53% em 2016, o que mostra que, apesar de haver uma queda nas vendas, a qualidade dos celulares melhorou. Cerca de 90% dos celulares vendidos eram smartphones.

'O Brasil tem passado por uma crise econômica profunda que começou no meio de 2015. [....] A crise foi grave o suficiente para colocar em dúvida se o Brasil continuaria sendo o líder do mercado de smartphones na América Latina em 2016', afirmou Tina Lu, analista da Counterpoint.

A empresa fala em uma recuperação 'lenta e dolorosa' da economia do país, cujos sinais são visíveis na melhora nas vendas do último trimestre do ano passado.No mercado brasileiro, chama atenção a presença da Motorola em segundo lugar, com 12,9% do mercado. A fabricante tem feito sucesso em países emergentes, mesmo não estando entre as cinco maiores empresas globais. A Índia, por exemplo, tem a Samsung como líder de mercado e a Lenovo (Motorola) em quarto lugar, de acordo com a Counterpoint.

A consultoria divulgou também dados sobre as operadoras no Brasil, onde há liderança da Claro, com 39% dos usuários. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Nintendo lança 'Super Mario Run' para Android na próxima semana

Campo obrigatório