Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Planetário de Brasília completa 43 anos

Local terá programação especial neste fim de semana, 18 e 19 de março

Planetário de Brasília completa 43 anos
Notícias ao Minuto Brasil

12:36 - 18/03/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Parabéns

O Planetário de Brasília terá programação especial neste fim de semana – 18 e 19 de março – em comemoração ao aniversário de 43 anos da instituição. Atividades para públicos de todas as idades estão previstas tanto no sábado quanto no domingo, com entrada franca.

Serão inaugurados o espaço Brinquedoteca, com pintura de rosto, oficinas, montagem de quebra-cabeça e experimentação empírica sobre a gravidade, e o Mural Histórico do Planetário. Este será composto por imagens e reportagens.

Segundo o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Aguiar, o sucesso da programação da colônia de férias motivou a realização constante de eventos. “Teremos atrações ao longo do ano e o aniversário não poderia ficar de fora. O Planetário é patrimônio da cidade, referência em ciência e tecnologia”, afirma.

Parcerias e exposições no aniversário do Planetário

O governo fechou, ainda, parcerias com o Clube de Astronomia de Brasília para fazer exposição de diversos tipos de telescópios e com a Agência Espacial Brasileira, que deixará à mostra maquetes e fotos de veículos espaciais e satélites.

Outra novidade é o novo formato de exposição do acervo Universo Surpreendente, onde ficam imagens do Observatório Europeu do Sul, situado no Deserto do Atacama, no Chile.

O planetário foi inaugurado em 15 de março 1974. Em 1996 foi desativado e ficou ocioso por quase duas décadas. Foi reinaugurado em 2013 e, desde então, funciona normalmente. Veja aqui a programação completa. As informações são da Agência Brasília.

LEIA TAMBÉM: Estudantes brasileiros acompanham lançamento de satélite

Campo obrigatório