Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Espaçonave de carga da SpaceX retorna à Terra

Pouso ocorreu no oceano Pacífico, neste domingo

Espaçonave de carga da SpaceX retorna à Terra
Notícias ao Minuto Brasil

22:17 - 19/03/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Após viagem

Uma espaçonave de carga reutilizável da empresa SpaceX foi pousou no oceano Pacífico neste domingo, encerrando uma missão de suporte aos astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI), informou AFP, citando a empresa.

A cápsula The Dragon — a única espaçonave capaz de retornar amostras de pesquisa e outros materiais para a Terra — permaneceu acoplada com a EEI por quase um mês, depois de entregar mais de duas toneladas de alimentos, água e equipamentos científicos para a NASA em 23 de fevereiro. 

Antes de sua partida, a tripulação carregou o navio de carga com equipamentos antigos, resíduos e quase 4 mil quilos de amostras de pesquisas e experimentos realizados no estado de microgravidade da estação.

Liberado pelo braço robôtico do ISS às 09:00 GMT, a cápsula realizou mais de seis horas de viagem de volta à Terra, pousando na costa do México, pouco antes das 16:00 GMT. A etapa final do pouso foi desacelerada por três pára-quedas gigantes.

"Hoje nós dissemos adeus ao #Dragon!" Twittou o astronauta francês Thomas Pesquet, um dos seis tripulantes e que chegou à EEI em novembro.

"Ela está trazendo uma parte de nós de volta à terra com ela — amostras científicas importantes, algumas da tripulação!”. (Sputnik)

Leia também: Nova teoria explica origem da Lua

Campo obrigatório