Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dicas para não ser roubado no WhatsApp nem no iMessage

Roubo de dados por app de mensagens instantâneas preocupa usuários

Dicas para não ser roubado 
no WhatsApp nem no iMessage
Notícias ao Minuto Brasil

00:54 - 27/03/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Aplicativo

Depois do escândalo do WikiLeaks, a segurança na troca de dados em apps de mensagens instantâneas está em voga. Será que você sabe o que deve fazer para manter suas comunicações seguras?

O site Consumer Reports listou o que é preciso fazer para não correr riscos desnecessários. Antes de partir para ajustar os aplicativos, é preciso começar pelo smartphone em si. 

É importante manter o sistema operacional atualizado, afinal as  empresas corrigem, periodicamente, falhas e publicam as melhorias nas atualizações.

Importante é também ter o smartphone bloqueado com senha. Assim, em caso de perda ou roubo do aparelho, esta é mais uma camada de segurança.

Também é bom ter em mente que não se deve carregar o smartphone em locais públicos via USB. Sob risco de ter dados roubados. Fora de casa, é mais seguro usar tomadas.  

WhatsApp

No ano passado, o WhatsApp passou a encriptar todas as mensagens trocadas. Ainda assim, o melhor é não relaxar. Setiver poucos contatos frequentes, opte por não dar permissão ao WhatsApp para acessar toda a lista do aparelho.

Depois, evite fazer um backup das conversas, pois elas não serão encriptadas e, acabam sendo porta de entrada para chegar às suas conversas.

Por pertencer ao Facebook, o app irá partilhar informações com a rede social. E estes dados serão utilizados, principalmente, para questões de marketing e publicidade.

iMessage

Desde 2011, a Apple mantém as conversas deste app encriptadas, o que favorece os seus bilhões de usuários. Uma das vantagens do iMessage, em relação ao WhatsApp, é que já vem instalado no smartphone.

A desvantagem é só saber se a mensagem está encriptada depois de enviá-la: se o fundo do texto for azul é porque está encriptada, se for verde é porque não está. 

Leia também: Cinco dicas para ter fotos supercurtidas nas redes sociais

Campo obrigatório